sexta-feira, 29 de maio de 2009

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que é valor?


Há, mundo das coisas e o mundo dos valores. Mas não podemos dizer que os valores são da mesma maneira que as coisas são. Isto é, não existe o valor em si enquanto coisa, mas o valor é sempre uma relação entre o sujeito que valora e o objeto valorado. Isso significa que os valores existem na ordem da afetividade, ou seja, não ficamos indiferentes diante de alguma coisa ou pessoa, pois somos sempre afetados por elas de algumAdicionar vídeoa forma. Reclamamos da caneta que não escreve bem, ouvimos várias vezes com prazer à música de nossa preferência, recriminamos que usa de violência e assim por diante. Valorizar é uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. Fazer um plano de ação nada mais é do que dar prioridade a certos valores, ou seja, escolher o que é melhor (seja do ponto de vista moral, utilitário etc.) e evitar o que é prejudicial para se atingir os fins propostos. A conseqüência de qualquer valoração é, sem duvida, dar regras para a ação prática. Assim, se o ar é um valor para o ser vivo, é preciso evitar que a poluição atmosférica prejudique a qualidade desse bem indispensável. Se a credibilidade é um valor, não posso estar o tempo todo mentindo, caso contrário às relações humanas ficariam prejudicadas.

Consciência Moral e a Liberdade Humana

A consciência de si mesmo ou auto consciência confere ao ser humano a capacidade de julgar ações, e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis, sue próprio caminho na vida. A essa característica peculiar ao homem, de julgar suas próprias ações, decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de consciência moral. A possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e constituir sai historia damos o nome de liberdade. Evidentemente a liberdade é algo que não se exerce no vazio, mas dentro das limitações impostas pelas circunstancias. Pois, como escreveu Karl Marx, “os homens fazem suas própria historia, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. A liberdade e a consciência estão o intimamente relacionadas. Isso porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha (liberdade), é impossível decidir entre o bem e o mal (consciência moral). Entretanto, quando estamos livres para escolher entre esta ou aquela ação, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos. É esta responsabilidade que pode ser julgada pela consciência moral do próprio indivíduo ou do grupo social.
16 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DA VOZ







No dia 16 de abril, às 19h, o palco do Teatro Gil Santana foi ocupado pela mesa redonda: A VOZ como instrumento de trabalho, em que profissionais da fonoaudiologia, medicina, jornalismo, teatro e canto se reuniram para comemorar o dia mundial da Voz. Na mesma semana, aconteceu entre 13 e 17 de abril (das 14h às 17h), numa parceria com o curso de Artes cênicas da Faculdade Social da Bahia (FSBA), ocorreu o Ciclo de oficinas em voz profissional. As atividades integraram a campanha da voz na cidade e foram abertas ao público, todos com o mesmo objetivo, " preservar e aprimorar a qualidade da sua voz". A coordenação foi do Fonoaudiólogo e preparador vocal Ivan Alexandre.
"Não tem como negar, o evento foi maravilhoso, uma soma de conhecimentos".

Robson Gomes

" SEJA SEMPRE AMIGO DE SUA VOZ"




Maiores informações: 9934 8260 / 8129 1043 / semanadavoz@gmail.com



segunda-feira, 25 de maio de 2009

SEJAM TODOS BEM VINDOS !!!!!

Olá a todos.
Boa noite e muita Paz!!!!!!

Robson Gomes