Estas orientações e recomendações abaixo foram feitas pelo Fonoaudiológo e Preparador Vocal, Ivan Alexandreo. São dicas para que você mantenha a qualidade da sua voz e evite rouquidão e demais prejuízos vocais.
" Deve ser utilizado para sua consulta e estudo, a fim de facilitar o desenvolvimento do seu trabalho, porém não descarto a necessidade de realizar avaliações e buscar uma assistência vocal individual para o aprimoramento de seus recursos vocais específicos, direcionados às suas necessidades pessoais e profissionais".
Desejo Sucesso em seu Trabalho e encontro-me disponível para quaisquer esclarecimentos!
Forte Abraço!
Ivan Alexandre
Fonoaudiólogo e preparador vocal
personal voice trainer
ivanalexandre@hotmail.com.br
*Verifique quais das orientações vocais, abaixo, você não costuma praticar e tente, gradativamente, incorporar ao seu hábito de vida. Assumir este novo comportamento vocal é acelerar os passos para manter a saúde da VOZ e Qualidade de Vida, com excelência na performance profissional e na expressão pessoal !
Cuidados com a SAÚDE VOCAL para obter Bem Estar Vocal e evitar lesões na Laringe:
SEMPRE manter o Corpo Hidratado! Hidratação direta: Vaporização (Vapor de água, nebulização com soro fisiológico). Hidratação indireta: água: 8 a 10 copos ao longo do dia. Sugestão beber água antes e depois da realização dos exercícios vocais.
Realizar Repouso Vocal sempre que possível. Evite uso intensivo da voz em dias de apresentações. Tente poupar a voz durante os ensaios. Ensaie apenas para estar seguro quanto ao texto, melodia e controle da voz. Para evitar desgastes desnecessários, não ensaie por mais de 1hora sem descanso.
Evite os hábitos de gritar, tossir com freqüência ou Pigarrear pois aumentam o atrito entre as pregas e possibilitam o surgimento de alterações vocais. Ao sentir vontade de pigarrear, sugere-se beber água ou deglutir a saliva. O consumo de maçã antes das apresentações também favorecem a redução de secreções indesejáveis que provocam o pigarro.
Cuidado com mudanças bruscas de temperaturas e evite exposições contínua em ambientes com ar condicionado, ambientes empoeirados, com gás ou cheiros fortes principalmente se for alérgico(a).
Gengibre, Sprays e Pastilhas são contra indicados por atuarem como anestésicos. Evite se automedicar, pois alguns medicamentos podem provocar efeitos indesejáveis na qualidade vocal. Converse com seu otorrinolaringologista em relação aos efeitos dos medicamentos na voz.
Bebida alcoólica em excesso e Fumo são prejudicais.
Aprenda ao ouvir sua qualidade vocal. Aprenda a RECONHECER suas sensações de esforço vocal e tensões desnecessárias, principalmente na região do pescoço. Evite projetar a cabeça para frente sempre que fôr utilizar a voz profissional.
O Controle emocional é IMPRESCÍNDIVEL para uma emissão vocal confortável. Controle ansiedade, tensão e nervosismo e evite ao máximo se expôr a problemas principalmente em dias de apresentações.
Evite consumo de chocolates, leite e derivados, farelos e alimentos de difícil digestão e que contenham cafeína antes das apresentações. Prefira ingerir alimentos leves e de fácil digestão.
Durante o uso profissional da voz evite roupas apertadas na região do pescoço e cintura. Além disso, mantenha a postura do corpo ereta, porém relaxada e articule corretamente as palavras.
Ao utilizar a voz de forma prolongada: fazer intervalos a cada 1hora e 20 mim para refazer alguma seqüência de exercícios. Se for cantar, ingerir goles de água a cada 3 ou 4 músicas.
Pratique exercícios leves para melhorar condicionamento físico. Caminhada, natação, exercícios aeróbicos são os mais indicados. Evite a pratica contínua de exercícios que tensionam a região do pescoço.
Para quem canta em ambiente ruidoso e com grande competição sonora: Importância do Retorno- Para cantar é preciso se ouvir. Atenção para utilizar os “ears fones”.
Mantenha um corpo relaxado e a Postura ereta, porém flexível, pois um corpo rígido e tenso produz voz com esforço. Recomenda-se, realizar exercícios de Alongamento/relaxamento corporal.
Mantenha uma respiração equilibrada e inspire pelo nariz sempre que possível. Realize a respiração intercostal diafragmática e evite a respiração superior, bem como a utilização do ar de reserva, pois tensionam a laringe e prejudicam a boa emissão vocal.
Evitar sobrecarregar a voz na “garganta” e abafar o som da sua voz.
Portanto, realize exercícios de Ressonância e Projeção vocal.
Articule BEM as palavras, mantenha uma abertura de boca suficiente
para que a voz seja projetada com equilíbrio e aproveite para
“SABOREAR” as Palavras, Tornando-as EXPRESSIVAS. Portanto,
evite uma dicção travada !
SEMPRE Aquecer a Voz (10 a 15 minutos) antes de se apresentar e Desaquecer (3 a 5 mim) após as apresentações. Procure um Fonoaudiólogo para orientá-lo(a) em relação aos principais exercícios vocais que você precisa para melhorar o desempenho de suas atividades vocais profissionais.
Busque o MÁXIMO de rendimento vocal, com o MÁXIMO de conforto e MÍNIMO de esforço!
BOA SORTE E SUCESSOS SEMPRE!!!
Fgo. Ivan Alexandre
-
Obrigado Ivan pelas dicas, você como sempre nos ajudando.
Sucesso sempre !!!!!
Robson Gomes